Auditoria inédita é realizada em Rondônia para fortalecer governança florestal do estado

A iniciativa contou com a colaboração da Transparência Internacional - Brasil e apresenta metodologia inovadora, além de indicar caminhos concretos para melhorias na área ambiental.
Publicado por

Por ser o terceiro maior produtor de madeira nativa do Brasil, o estado de Rondônia encontra nessa atividade uma importante fonte econômica, sendo responsável por gerar empregos e renda para muitos dos seus municípios. Nesse sentido, a criação de medidas que fomentem a economia florestal e, ao mesmo tempo, combatam a exploração ilegal de madeira é de grande importância para a região.  

Além da evidente degradação ambiental, a exploração ilegal de madeira tem causado diversos outros problemas no estado, como conflitos fundiáriosperda de receita pública e a concorrência desleal com aqueles que realizam a exploração dentro dos limites da lei.  

Buscando responder a esse desafio, a Controladoria do Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) realizaram, entre junho de 2020 e março de 2021, a auditoria da integridade socioambiental do setor florestal do estado, iniciativa pioneira e por meio da qual foram elaboradas recomendações com o objetivo de fortalecer a gestão florestal rondoniense. 

Um trabalho dessa magnitude significa que as instituições estão mapeando riscos e propondo melhoria visando agregar valor as organizações mediante a melhoria dos processos. E também, trabalha de maneira preventiva no enfrentamento da corrupção”, destaca o controlador-geral do Estado, Francisco Netto

A auditoria avaliou de forma abrangente o setor florestal no estado. O foco foi na exploração de madeira e na gestão da SEDAM, mas outros temas foram analisados, como gestão de UCs e regularização ambiental de imóveis rurais. 

A Auditoria Operacional no Setor Florestal foi um trabalho técnico realizado de forma inédita, envolvendo diversos agentes, que atuam diretamente e indiretamente na produção industrial madeireira do estado de Rondônia, como engenheiros florestais, empresários, terceiro setor e os órgãos de controle e fiscalização. Com essa inovação, o Governo do Estado de Rondônia por meio da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM participou do Diagnóstico Florestal, que teve como resultado a Matriz de Risco Relacionada à integridade ambiental do Setor Florestal. O trabalho guiará o estado para propor políticas públicas para melhoria e fortalecimento de todo setor florestal”, explica o secretário da SEDAM, Marcilio Leite Lopes

A Transparência Internacional – Brasil foi a organização proponente da auditoria e participou do planejamento e análise dos seus resultados.

Faça o download do sumário executivo ou confira a íntegra do relatório abaixo: 

Metodologia inovadora: escuta de diversos atores

A metodologia foi construída a partir de normas, padrões e manuais nacionais e internacionais sobre o tema, contando com um conjunto de técnicas de coleta e análise de informações, que inclui visitas à campo em unidades de conservação, áreas de exploração de madeira e indústrias do setor.  

Além de ter sido pioneira pelo fato de ter sido uma auditoria ampla sobre a gestão florestal empreendida por um órgão de controle interno, o processo metodológico inovou ao realizar consulta pública permitindo que outras organizações da sociedade civil, do setor privado e órgãos públicos pudessem enviar contribuições para o planejamento da auditoria. 

A auditoria é inovadora e fruto de um esforço coletivo entre poder público e sociedade civil. A economia florestal é um ativo importante do estado, mas para que possa se desenvolver é necessário combater a exploração ilegal de madeira, o que passa pelo aprimoramento da governança e da integridade do setor florestal.”, explica Renato Morgado, gerente de Meio Ambiente e Clima da Transparência Internacional – Brasil.

Já na fase de execução, foram consultados também diversos atores que compõem o setor florestal, como técnicos e gestores da SEDAM, membros de conselhos de unidades de conservação e empresários. 

Sobre os resultados e recomendações

Os resultados indicaram para a necessidade de um aprimoramento da gestão florestal rondoniense em áreas como a exploração de madeira, gestão das Unidades de Conservação e na regularização e fiscalização ambiental. Foram identificados 89 riscos, sendo 31 deles considerados extremos, 26 altos, 23 médios e 9 baixos.

A partir desse diagnóstico, a auditoria propôs 58 recomendações, que se dividem em três blocos:

Fortalecimento institucional da SEDAM: dentre as recomendações que constam nesse bloco está a elaboração de um planejamento estratégico da SEDAM, de estudos de demandas de contratação de servidores, bem como a elaboração e implementação de ações de capacitação dos servidores, que inclua temas como código de ética, conflito de interesses, detecção e combate à fraude, canais de proteção a denunciantes de irregularidades e corrupção e requisitos legais de autos de infração.

Licenciamento, monitoramento e controle da exploração madeireira: aqui as recomendações incluem a criação de um sistema de monitoramento da execução dos Planos de Manejo Florestal (PMFS) via imagens de satélite, visando identificar eventuais discrepâncias entre o que foi autorizado pela SEDAM e o que foi efetivamente explorado, além do estabelecimento de parcerias para melhor detecção e combate a fraudes nos sistemas de controle da exploração florestal.

Gestão territorial, regularização ambiental e áreas protegidas: dentro desse tema está a recomendação de elaboração de um plano de monitoramento e prevenção contra invasões de Unidades de Conservação do Estado, incluindo ações de combate à grilagem e à exploração ilegal de madeira.

Acesse agora mesmo o sumário executivo e a íntegra do relatório.  

Grupo de Trabalho

Auditoria inédita é realizada em Rondônia para fortalecer governança florestal do estado

A iniciativa contou com a colaboração da Transparência Internacional – Brasil e apresenta metodologia inovadora, além de indicar caminhos concretos para melhorias na área ambiental.
LÍDER

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.