Somos independentes. Não temos vinculação, alinhamento ideológico ou preferência por quaisquer partidos políticos nos países onde atuamos.

Somente nós determinamos nossos projetos, ações e atividades. A maior parte de nossa receita provém da cooperação internacional para o desenvolvimento (organismos multilaterais e bilaterais) e fundações. Outras fontes de recursos da TI em âmbito global e alguns dos capítulos nacionais são as doações de indivíduos e contribuições de empresas a projetos.

É condição fundamental para aceitação de qualquer ajuda a preservação intransigente da nossa independência, bem como a não-exposição a riscos de qualquer natureza à nossa integridade e reputação. Todo financiador da Transparência Internacional deve estar ciente e em conformidade com nossas políticas de doações.

Todas as nossas fontes de recursos, bem como nossas despesas, são publicadas de forma transparente. A prestação de contas é parte do nosso trabalho e um compromisso do nosso movimento global. Na seção “Apoio, Parcerias e Financiamento” está disponível nossa listas de doadores, nossa política de doações e demonstrações financeiras auditadas.

Em todas as nossas ações buscamos ser exemplo de boa governança, ética e transparência. Na seção “Ética e Governança” você pode conhecer mais sobre nossas políticas e diretrizes éticas, regras e a estrutura de nossa organização.

Estamos trabalhando constantemente no fortalecimento de nossas rotinas de transparência e governança. Se você não encontrou as informações que estava procurando em nosso site, entre em contato conosco através do e-mail [email protected].

Irregularidades

Reconhecendo o importante papel que denunciantes desempenham na prevenção e na detecção de irregularidades, apresentamos nossa Política de Recebimento de Denúncias. O documento estabelece os canais adequados para realização de denúncias, procedimentos a serem seguidos para se denunciar uma violação de integridade, concreta ou suspeita, ou outras preocupações relativas ao tema.

Irregularidades com relação às atividades da Transparência Internacional – Brasil, de nossos colaboradores ou parceiros institucionais podem ser relatadas de forma anônima ou identificada através do nosso Canal de Integridade (https://canaldeintegridade.com.br/tibrasil/), ou pelo email [email protected]. Caso deseje, a denúncia também pode ser realizada diretamente ao Gerente de Integridade do nosso Secretariado em Berlim, pelo email [email protected] (nesse caso, a comunicação deverá ser feita em inglês).

Para qualquer dos meios escolhidos, são garantidos ao/à denunciante o anonimato durante todo o processo de apuração da denúncia, sigilo em relação às informações fornecidas, segurança e não retaliação.

Buscando tornar realidade nossa visão de um mundo no qual governos, empresas e o cotidiano dos cidadãos estejam livres de corrupção, a Transparência Internacional mantém diálogo e colabora com os mais diversos setores da sociedade, com o objetivo de envolvê-los na luta contra a corrupção e na promoção da ética e integridade nos países onde atua. Este trabalho é realizado com o mais alto nível de comprometimento com a integridade. 

O termo advocacy remete às atividades em defesa de uma causa. A atividade de advocacy se refere a qualquer atividade realizada com o objetivo de influenciar tomadores de decisão, tanto no setor público quanto no privado. A defesa da nossa causa depende fundamentalmente da tomada de decisões por melhores leis, instituições e práticas que possam coibir a corrupção e promover a integridade. Portanto, o advocacy é parte essencial de nosso trabalho. 

Somos sempre transparentes em nossas interações com tomadores de decisão e sobre a causa que defendemos de acordo com nossa missão e valores. Para esse fim, estamos comprometidos em garantir que toda nossa atividade de advocacy esteja sempre pautada e delimitada pelos objetivos e princípios da nossa organização, baseada em evidências e na defesa do interesse público. 

O objetivo dessa política é dar transparência às nossas práticas e garantir que nossa interação com agentes tomadores de decisão se dê na mais estrita legalidade e transparência 

Esta política é aplicável a todos os integrantes da TI Brasil e integra nossa estrutura de compliance, explicitando claramente os padrões esperados na atuação de nossa instituição e seus integrantes, reafirmando nosso compromisso de sermos transparentes e éticos em nossas atividades de advocacy.

INTERAÇÃO E REGISTRO

1 – Em toda reunião e/ou contato, nós sempre nos identificaremos pelo nome e organização no primeiro momento;

2 – No início da reunião informaremos os participantes sobre nossa política de advocacy e que a reunião será registrada para que todos estejam cientes; 

3 – Não criaremos, de forma alguma, impressões falsas ou deturpadas sobre nossos objetivos; 

4 – Assumimos o compromisso de sempre defender nossa causa com informações verificadas, análises sólidas e dados embasados; 

5 – Publicaremos, no mais tardar semanalmente, a lista de todas as reuniões e contatos de advocacy realizadas incluindo: (1) data em que a reunião foi realizada; (2) nome da instituição ou organização a quem se dirige nosso advocacy; (3) nome completo e cargo do representante da instituição ou organização e demais participantes (respeitando o marco regulatório de proteção de dados); (4) nome dos representantes da TI Brasil presentes; (5) o assunto discutido e quaisquer materiais entregues ou apresentados em apoio ao esforço de advocacy. 

Esta política se faz vigente a partir de 14 de agosto de 2019. 

Registro de Advocacy

Aviso de cookies

Este site utiliza cookies. Ao continuar, você compartilhará informações sobre sua navegação. Aviso de privacidade.